As fases do desenho infantojuvenil são de extrema importância para compreendermos o desenvolvimento artístico dos alunos. Desde os primeiros rabiscos até as representações mais elaboradas, cada etapa revela o progresso cognitivo e emocional. Se você está interessado em entender melhor esse processo e deseja se aprofundar no assunto, continue lendo a matéria!

Quando observamos as produções artísticas, podemos perceber uma evolução notável, que ocorre de maneira gradativa e natural. Essa evolução não se limita apenas à habilidade de segurar um lápis ou pincel, mas também reflete o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, motoras e emocionais. Veja abaixo as fases do desenho infantojuvenil segundo Piaget:

Esquematismo

Faz parte da fase das operações concretas (7 a 10 anos). Esquemas representativos, afirmação de si mediante repetição flexível do esquema; experiências novas são expressas pelo desvio do esquema. Quanto ao espaço, é o primeiro conceito definido de espaço: linha de base. Já tem um conceito definido quanto a figura humana, porém aparecem desvios do esquema como: exagero, negligência, omissão ou mudança de símbolo. Aqui existe a descoberta das relações quanto a cor; cor-objeto, podendo haver um desvio do esquema de cor expressa por experiência emocional. Aparece na expressão o jogo simbólico coletivo ou jogo dramático e a regra.

Realismo

Também faz parte da fase das operações concretas, mas já no final desta fase. Existe uma consciência maior do sexo e autocrítica pronunciada. No espaço é descoberto o plano e a superposição. Abandona a linha de base. Na figura humana aparece o abandono das linhas. As formas geométricas aparecem. Maior rigidez e formalismo. Acentuação das roupas diferenciando os sexos. Aqui acontece o abandono do esquema de cor, a acentuação será de enfoque emocional. Tanto no Esquematismo como no Realismo, o jogo simbólico é coletivo, jogo dramático e regras existiram.

Pseudo Naturalismo

Estamos na fase das operações abstratas (10 anos em diante). É o fim da arte como atividade espontânea. Inicia a investigação de sua própria personalidade. Aparece aqui dois tipos de tendência: visual (realismo, objetividade); háptico ( expressão subjetividade). No espaço já apresenta a profundidade ou a preocupação com experiências emocionais (espaço subjetivo). Na figura humana as características sexuais são exageradas, presença das articulações e proporções. A consciência visual (realismo) ou acentuação da expressão, também fazem parte deste período. Uma maior conscientização no uso da cor, podendo ser objetiva ou subjetiva. A expressão aparece como: “eu represento e você vê”. Aqui estão presentes o exercício, símbolo e a regra.

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Com uma abordagem prática e orientada, no nosso curso, os alunos aprendem técnicas de desenho, exploram diferentes materiais artísticos e são incentivados a expressar sua criatividade de forma autêntica.

Ao longo do curso, são fornecidos exercícios e projetos que estimulam a experimentação artística e o desenvolvimento de um estilo próprio. Os alunos aprendem a observar o mundo ao seu redor, captando detalhes e emoções em seus desenhos. Além disso, são encorajados a explorar diferentes temáticas e narrativas, aprimorando suas habilidades de contar histórias visualmente.

O curso de desenho infantojuvenil do Instituto Hirna Martendal também aborda a importância do desenvolvimento da autoconfiança e autoexpressão por meio da arte. Os alunos são incentivados a se expressar sem medo de julgamentos, valorizando a individualidade e a criatividade de cada um.

Ao concluir o curso de desenho infantojuvenil do Instituto Hirna Martendal, os alunos estarão aptos a criar desenhos de alta qualidade, expressando suas ideias e emoções de forma visualmente impactante. Eles terão adquirido as habilidades técnicas e criativas necessárias para continuar explorando a arte do desenho.

Investir no curso de desenho infantojuvenil do Instituto Hirna Martendal é proporcionar aos jovens a oportunidade de desenvolver seu potencial artístico de maneira estruturada e orientada. Além disso, é uma forma de estimular sua criatividade, autoexpressão e confiança em si mesmos. Entre em contato com o Instituto Hirna Martendal e inscreva seu(ua) filho(a) no curso de desenho infantojuvenil. Os alunos explorarão o mundo mágico do desenho e descobrirão o seu potencial artístico!

Referência: bit.ly/43PWNHZ 

Instituto de artes e design em Brusque/SC.

Atuando na área da educação ao longo de 34 anos, Hirna Martendal, fundadora do Instituto, é professora, artista e coach.

Dessa forma, promovemos o encantamento pela arte através das cores, formas e vivacidade. Com todo conhecimento e experiência, oferecemos cursos de pintura em tela, desenho de moda e desenho (infantojuvenil).

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