O desenho infanto juvenil não é apenas uma atividade, mas sim uma porta aberta para o desenvolvimento da criatividade e expressão das crianças.

Neste artigo, vamos explorar como essa prática não só estimula a imaginação dos pequenos, mas também contribui significativamente para o seu crescimento cognitivo e emocional ao longo de sua jornada educativa:

O caderno de desenho como ferramenta educativa

No ambiente escolar, especialmente na Educação Infantil, o caderno de desenho desempenha um papel fundamental.

Desde tenra idade, como observado na abordagem da Escola Lourenço Castanho, o caderno de desenho não é apenas um local para traços aleatórios, mas sim um espaço onde a criança explora materiais diversos, desenvolve sua linguagem visual e interage ativamente com o mundo ao seu redor.

A jornada de Fernanda: um estudo de caso

Vamos acompanhar brevemente o percurso de Fernanda, uma aluna do Maternal II, através de suas produções no caderno de desenho. De março a maio de 2014, Fernanda demonstrou avanços significativos em sua expressão gráfica, passando de simples manchas a composições mais elaboradas e controladas.

Passo a passo da evolução gráfica de Fernanda

I. Explorando novos materiais

No início de sua jornada, Fernanda utilizou caneta hidrográfica sobre papel camurça, criando uma mancha central intensa. Seu gesto inicial, repetitivo e vigoroso, revelou suas primeiras tentativas de controle motor e exploração sensorial.

II. Diversificando técnicas

Em fases posteriores, Fernanda experimentou canetas hidrográficas de várias cores, desenvolvendo gestos mais variados e complexos. Ela começou a explorar sobreposições de cores e formas, indicando um aumento em sua habilidade de planejamento visual e controle de movimento.

desenho infanto juvenil e as conquistas da criatividade 1 - Desvende o desenho infantojuvenil e as conquistas da criatividade

III. Introdução de novos elementos

Com o tempo, Fernanda começou a incorporar novos materiais como o giz pastel oleoso, expandindo ainda mais seu repertório criativo. Ela explorou formas circulares, indicando um maior domínio sobre a interação entre gesto e resultado gráfico.

IV. Conquista da garatuja controlada

Num estágio mais avançado, Fernanda demonstrou um controle mais refinado sobre seu traço. Seus desenhos passaram a ocupar o espaço de forma organizada e consciente, indicando um entendimento crescente sobre composição e uso do espaço.

Implicações educacionais e futuras direções

O estudo de caso de Fernanda ilustra como o caderno de desenho pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento educacional.

Ao oferecer materiais variados e oportunidades frequentes de expressão, as escolas não apenas fomentam a criatividade, mas também promovem habilidades como planejamento, persistência e auto expressão nas crianças.

Conclusão

Investir na prática do desenho infantojuvenil é uma atividade artística, também um investimento no desenvolvimento integral das crianças. Ao proporcionar um espaço dedicado à exploração criativa desde cedo, as escolas incentivam o crescimento emocional, cognitivo e social dos alunos.

Instituto de artes e design em Brusque/SC.

Atuando na área da educação ao longo de 34 anos, Hirna Martendal, fundadora do Instituto, é professora, artista e coach.

Dessa forma, promovemos o encantamento pela arte através das cores, formas e vivacidade. Com todo conhecimento e experiência, oferecemos cursos de pintura em tela, desenho de moda e desenho (infantojuvenil).

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