A arte é uma forma de expressão humana que já existe há muitos séculos, passando por várias modalidades como:
- Pintura,
- Esculturas,
- Músicas,
- Produções teatrais,
- Cinema,
- Literatura.
Mas outro fator importante é pensar em como a arte pode ajudar, e muito, no processo de bem-estar, sendo uma ferramenta para a saúde mental. A partir de suas manifestações, o ser humano a utiliza para falar sobre temas variados, sentimentos e emoções humanas, no qual o artista se conecta com isso, e quem a aprecia também.
Veja, a seguir, alguns pontos que a arte proporciona diretamente no processo de cuidar da saúde emocional, podendo levar a uma melhor qualidade de vida:
Momento de lazer e descontração
Sabe aquele momento de ficar off-line? A arte proporciona isso. Ela se torna um momento prazeroso e de lazer. Não é à toa que muitas formas artísticas são parte do ramo do entretenimento, pois é uma forma de diversão para o ser humano, levando-o à distração e o faz se sentir bem consigo.
Melhora a concentração
Dentro da Psicologia Positiva, há um termo chamado Flow, que é quando se faz uma atividade de forma fluída, sem perceber o tempo, por estar bem em realizá-lo, melhorando assim a concentração. A arte traz esse benefício, pois faz com que a pessoa se concentre na sua atividade, e com essa prática, ela pode introduzir isso para as outras atividades do seu dia a dia.
Alívio do nível de estresse
Vivemos hoje tempos de correria total, no qual ficamos estressados e acelerados. Ao realizar algum processo artístico, seja ao ouvir uma música, dançar, desenhar ou ver um filme, faz com que tiremos a nossa atenção do foco de tensão, e alcança algum alívio do estresse do cotidiano.
Trabalha a ansiedade
Parecido com a meditação, e por meio desse processo de concentração, a arte pode auxiliar em momentos de ansiedade, pois a pessoa saíra daquele foco que a preocupa e usará a sua energia para a produção de algo, fazendo parte de um momento de relaxamento, vivendo o aqui e o agora da arte.
Libera “hormônios da felicidade”
A sensação de motivação e de prazer vem da Dopamina, uma substância química (neurotransmissor) que é importante para atingirmos o nosso bem-estar durante o nosso desenvolvimento. Quando exercitamos algo artístico, isso pode nos levar a liberar esse hormônio, trazendo essas sensações boas que podem melhorar o nosso emocional.
Ginástica para o cérebro
A arte, além da parte emocional, exercita o nosso cognitivo: ela ativa a nossa criatividade que, muito além de ser importante nestes aspectos, podemos utilizá-la em nosso ambiente corporativo e na vida pessoal. Além disso, a construção artística também desenvolve um raciocínio mais rápido, podendo enxergar novas possibilidades em locais onde ninguém vê.
Forma de autoconhecimento
Dos tópicos, este é um dos mais importantes. A arte é uma excelente ferramenta para o autoconhecimento quando podemos expressar por ela o que sentimos e quais emoções estamos passando naquele momento; pode ajudar além da comunicação, mas também em entender quais são essas sensações. Para organizar também pensamentos e ideias, a arte é um processo importante a fim de descobrir sua forma de interagir consigo e com o mundo.
Referência: https://curt.link/dLpH9O
Instituto de arte e design em Brusque/SC.
Atuando na área da educação ao longo de 34 anos, Hirna Martendal, fundadora do Instituto, é professora, artista e coach.
Dessa forma, promovemos o encantamento pela arte através das cores, formas e vivacidade. Com todo conhecimento e experiência, oferecemos cursos de pintura em tela, desenho de moda e desenho (infantojuvenil).
Instituto Hirna Martendal, venha criar e colorir conosco!