Desenhar e pintar muitas vezes é uma terapia. Pode ser uma ótima maneira de encontrar aquele escape cotidiano da correria do dia a dia.

Você já tem o lápis, o papel para desenho, as tintas e pincéis, mas na hora de colocar tudo em prática… Puff! Simplesmente não sai nada. Por isso, viemos aqui para te dar algumas dicas de inspiração para desenho do que você pode se inspirar e começar agora mesmo a pintar e desenhar e melhorar suas habilidades artísticas.

Comece de maneira simples: uma flor

Antes de mais nada, é importante você ter em mente qual o seu nível de técnica daquilo que está fazendo: se é pintando, desenhando ou esculpindo. Se você for iniciante em desenho e pintura, é bom sempre começar por algo mais simples, como uma singela flor.

Mas ao pesquisar por flores, é importante procurar os modelos de traços mais simples, que remetem a um traço mais infantil. Com cores vivas, chapadas, sem muitos detalhes nem muitas sombras.

Se você conseguiu dominar os traços curvos de uma margarida e de um copo de leite e conseguiu pintá-los sem borrar nada, pode se arriscar com algumas flores mais complexas, como as rosas, begônias ou hortênsias.

Que tal provar uma fruta?

Caso não queira mais trabalhar com flores e quer um desafio um pouco maior, você pode experimentar desenhar frutas, desde um pêssego ou uma maçã que possuem um degradê suave de cores, até um abacaxi, que tem em sua cor uma bela mistura de cores, criando um tom único.

O legal delas é que é possível também brincar com as formas das frutas, pequenas como as uvas ou grandes como a melancia, são ótimos materiais para treino. Comece com uma delas e, quando perceber, estará fazendo naturezas mortas como Caravaggio. Uma grande inspiração para desenho, não acha?

estrategias para alimentar sua inspiraccao para desenho e pintura - 4 estratégias para alimentar sua inspiração para desenho e pintura

Animais são os melhores amigos do homem

Um desafio mais complexo e uma inspiração para desenho são os animais. Essas criaturas vivas possuem muitos detalhes para serem traduzidos no lápis e tinta: pêlos, penas, cores, manchas, olhos, etc.

Tentar recriar os pêlos macios de um gato, bem como suas nuances da pelagem pode parecer um trabalho quase impossível, mas na verdade, se você treinar bem sua técnica, esse desafio pode ser vencido e te dar ótimos resultados. Peixes, pássaros… nenhum animal escapa do olhar estético de um bom artista.

Referência: https://bityli.com/G2WTm

Instituto de belas artes e design em Brusque/SC.

Atuando na área da educação ao longo de 34 anos, Hirna Martendal, fundadora do Instituto, é professora, artista e coach.

Dessa forma, promovemos o encantamento pela arte através das cores, formas e vivacidade. Com todo conhecimento e experiência, oferecemos cursos de pintura em tela, desenho de moda e desenho (infantojuvenil).

Instituto Hirna Martendal, venha criar e colorir conosco!

Precisa de ajuda?